O colapso de traqueia em cães é uma doença muito grave e muito subestimada tanto pelos Médicos Veterinários quanto pelos proprietários dos animais.
Pouco se sabe sobre a patogenia e patologia do colapso de traqueia em cães, pois estudos mais complexos estão começando a ser feitos visto a grande incidência de casos.
Quando menciono que o colapso de traqueia é uma"doença subestimada pelos Médicos Veterinários" me refiro à falta de conhecimento dos sinais clínicos assim como novas opções de tratamento. Ouço muitas vezes quando estou atendendo um cão com colapso de traqueia, que o animal foi diagnosticado anos atrás, mas o Médico Veterinário disse que não tinha o que fazer. Quando na verdade já tinha sim, e se tivesse sido feito, o animal não estaria na condição em que chegou. Por isso afirmo da falta de conhecimento, estudo e atualização sobre colapso de traqueia em cães.
Por trabalhar com Cardiologia Veterinária profissionalmente há mais de 10 anos (não inclui a pós-graduação, senão seriam 12 anos), o principal sinal clínico/sintoma de doença cardíaca e cães é a tosse seca. Mas quando essa tosse não é de origem cardíaca ? Minha função era devolver o caso ao Clínico Geral. Porém, eu fui Clínico Geral antes de ser Cardiologista e me interesso não só em saber mais sobre qualquer assunto e também em poder ajudar meu paciente e meu colega Médico Veterinário. Por isso fui me aprofundar no assunto sobre tosse seca em cães e em colapso de traqueia também. Com muito orgulho digo que fui o primeiro Médico Veterinário brasileiro a implantar um stent traqueal de nitinol em cães no Brasil em 2012. E desde então, venho aprimorando a técnica.
O colapso de traqueia em cães não tem uma incidência certa, pois muitos casos não são devidamente diagnosticados (os exames não foram os adequados, esqueceu-se de outras doenças respiratórias que causam tosse), os sinais clínicos foram confundidos ou simplesmente a doença não foi nem sequer investigada.
Hoje já temos tecnologia disponível em Ribeirão Preto, para o diagnóstico preciso do colapso de traqueia em cães, assim como novas opções de tratamento, baseado nos resultados de exames de imagem e sinais clínicos. As novas opções de tratamento incluem desde a cirurgia de implante de stent intraluminal de nitinol até um novo medicamento que promoveu a cura em alguns casos (não foram os suplementos a base de condroitina/ glucosamina).
Nos próximos posts sobre colapso de traqueia em cães vou falar sobre sinais clínicos, diagnóstico e tratamento;
Toda quarta-feira teremos uma postagem nova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário