Traqueoscopia/Broncoscopia
É o exame de eleição, padrão ouro no diagnóstico do colapso de traqueia em cães. É um exame rápido, que necessita de leve sedação para sua realização. Nesse exame é possível ver a integridade da traqueia, o grau do colapso bem como sua localização, se tem inflamação, secreção e colapso dos brônquios. Permite colher material (secreção, pedaços de massas) para avaliação laboratorial e patológica. É muito importante saber se os grandes brônquios estão colapsados também por questão de prognóstico e elegibilidade da cirurgia de stent.
Imagem da traqueoscopia da traqueia normal de um cão.
Traqueoscopia de um cão com colapso de traqueia.
Tomografia Computadorizada Helicoidal
É outro exame de eleição também considerado padrão ouro no diagnóstico. Exige leve sedação sendo um pouco mais demorado. Quanto mais canais for o aparelho, mais potente ele é no diagnóstico. Cães muito pequenos a visualização dos brônquios fica prejudicada. Não informa sobre integridade da traquéia.
Imagem tomográfica do colapso traqueal em um cão.
Fluoroscopia
Também padrão ouro no diagnóstico, porém não muito disponível no Brasil. Não permite ver a integridade da traquéia e nem retirada de material.
Fluoroscopia de um cão com colapso de traqueia
Radiografias
Usadas durante décadas como exame para fechar o diagnóstico, as radiografias tem baixíssima sensibilidade e potencial diagnóstico do colapso de traqueia em cães. Primeiramente se as radiografias mostrarem o colapso, é necessário descartar se não há sobreposição do esôfago como mostram as imagens abaixo.
Colapso Verdadeiro
Radiografia de falso colapso com sobreposição do esôfago sobre a traqueia
Peça anatômica mostrado a sobreposição do esôfago sobre a traqueia.
Próximo post falaremos dos tratamentos disponíveis.
Para agendar um consulta ligue para (16) 3237-2024 ou (16) 98252 -0132
Nenhum comentário:
Postar um comentário