quinta-feira, 15 de agosto de 2019

DIFERENÇA ENTRE ECOCARDIOGRAMA E ELETROCARDIOGRAMA


Durante muitas décadas o eletrocardiograma (ECG) foi o único exame usado na avaliação cardiológica e pré-anestésica de cães e gatos. O ecocardiograma era restrito somente a hospitais escolas de grandes universidades. Através da análise de duração e amplitude das ondas do ECG, tentava-se associar com alterações como dilatação das câmaras cardíacas, associada com os achados das radiografias e necrópsia. Porém, as radiografias não tem exatidão para diagnosticar cardiomegalia. Com o advento da Cardiologia Veterinária no final da primeira década dos anos 2000, o ecocardiograma começou a ficar mais acessível e disponível em grandes hospitais.
Alguns estudos ao final da década de 90 mostraram que as indicações de dilatação cardíaca que o ECG apontavam, não condiziam com a real situação mostrada pelo ecocardiograma. E, portanto, o uso do ECG para diagnóstico de cardiomegalia não é recomendado. Nesse post vamos abordar as diferenças entre eles.

O ECG é usado somente para avaliação do ritmo cardíaco, se tem alguma arritmia cardíaca e eixo elétrico. Na avaliação dessas alterações, inclui a duração de ondas e segmentos, mas não com o objetivo de apontar dilatação cardíaca. Em Medicina Humana o ECG, também é usado para avaliação de infarto do miocárdio.

O ecocardiograma é o ultrassom do coração, ele mostra uma imagem bidimensional do coração, mostrando todas as estruturas internas e permite medir o diâmetro, espessura e volume. O ecocardiograma realmente mostra se tem ou não dilatação das câmaras cardíacas e o tipo da doença que está causando o sopro.

Qual desses dois exames pedir em uma avaliação pré-anestésica?

O ideal seria solicitar os dois, pois são complementares e durante a anestesia o ECG é usado para monitoração do paciente.

Caso haja necessidade de escolher por um só, o IDEAL e RECOMENDADO, é o ecocardiograma. Além de mostrar os parâmetros acima mencionados, o ecocardiograma mostra particularidades importantes tanto da raça quanto do animal, que vão influenciar na decisão do protocolo anestésico e na em caso de emergência. As raças abaixo são raças em que ECG é obrigatório, pois são raças com elevada predisposição e incidência de arritmias cardíacas:

- Schnauzer
- Doberman
- Boxer
- Pastor Alemão (até os 18 meses)


Para agendar uma avaliação cardíaca ligue para (16) 3237-2024.





Nenhum comentário:

Postar um comentário